
CONHEÇA NOSSOS SERVIÇOS
INVENTARIO PATRIMONIAL
A Master Controle e Avaliação Patrimonial executa o serviço de Inventário Patrimonial utilizando as melhores práticas, software e equipamentos de última geração, além de equipe especializada e treinada para a atividade. Esta importante etapa do controle patrimonial atende integralmente o CPC-27 e resultará em uma base de dados do Ativo Imobilizado, correta e organizada, de forma a assegurar as decisões gerenciais com base em informações corretas e atualizadas.
O Inventário dos bens do Ativo Imobilizado é realizado com tecnologia própria desenvolvida pela Grupo Master e utiliza coletores de dados, Tablet’s ou Celulares, dependendo das características do cliente quanto ao ambiente de trabalho (Fábricas, Usinas, Escritórios, Fazendas, etc…) A Master Controle e Avaliação Patrimonial utiliza o equipamento adequado para cada necessidade específica.
O Inventário de Ativos, além de verificar a existência física dos bens, coleta diversas informações sobre os bens do Imobilizado, destacam-se:
* Descrição completa e padronizada;
* Se o bem está em uso ou fora de uso;
* Estado físico do bem;
* Número de série;
* Informações junto a placa do fabricante.
Além de informações técnicas do item o inventário também atualiza informações Gerenciais, como:
* Local;
* Conta;
* Centro de Custos
* Responsável;
IDENTIFICAÇÃO DO BENS
Todos os itens inventariados recebem um número de identificação (através de placa metálica, etiqueta de identificação, RFID). Caso os bens a serem inventariados já possuam identificação de patrimônio (mesmo que parcial), a Master Controle e Avaliação Patrimonial utiliza esta informação e fixa novas etiquetas de identificação nos equipamentos que estiverem sem a chapa.
ETAPAS DO INVENTARIO FISICO
* Planejamento do projeto;
* Vistoria Prévia de campo;
* Elaboração do Cronograma;
* Execução;
* Revisão de qualidade;
* Finalização;
AVALIAÇÃO PATRIMONIAL
A Master Controle e Avaliação Patrimonial realiza os trabalhos de avaliação dos ativos e elabora laudos conforme as especificações da ABNT- Associação Brasileira de Normas Técnicas, IBAPE – Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícia de Engenharia, Lei 11.638/07 e pronunciamentos Técnicos CPC 01, CPC 27, CPC28, CPC29, CPC06, CPC 37, CPC 43, ICPC10 e Deliberação da CVM em consonância com as Normas Internacionais de Contabilidade – IFRS.
São objetos de avaliação patrimonial (para fins contábeis e/ou gerenciais, seguros e garantias):
* Bens móveis;
* Bens imóveis;
* Grupos de ativos específicos;
* Marcas e Patentes – Ativo intangível;
* Culturas;
* Rebanhos (ativo animal);
* Jazidas Minerais;
* Econômica – Ativo intangível.
Os trabalhos são realizados por profissionais qualificados e capacitados para atender aos níveis de precisão necessários para que os laudos tenham embasamento e tecnicidade para serem utilizados em fusões, aquisições, financiamentos, ajustes contábeis, seguros, financiamentos, adequação de vida útil entre outros. São apresentados laudos fundamentados, com a indicação dos critérios de avaliação, dos elementos de comparação adotados e instruído com os documentos relativos aos bens avaliados.
Principais benefícios da Avaliação Patrimonial
* Laudos Oficiais de acordo com as normas da ABNT, IBAPE, FINEP, FINAME, CREA E IRB;
* Fontes e informações para fins contábeis e gerenciais;
* Melhora do balanço Patrimonial através do aumento do PL;
* Preparação do cadastro para cisão, fusão, incorporação, alienações e outras transações;
* Redução ou aumento das despesas de depreciação consideradas nas vistorias técnicas (adequação de depreciação);
* Revisão de planos de seguro;
* Laudos em moeda e língua nacional e internacional.
CONTROLE PATRIMONIAL
Quanto maior e mais complexa a empresa se torna mais e mais patrimônio a empresa acumula ( quanto mais patrimônio, mais vale a pena implantar o controle patrimonial ).
Quando falamos de patrimônio não falamos somente de prédios, veículos e instalações… O conceito de patrimônio é muito mais amplo.
Como patrimônio podemos entender também as matérias primas, os produtos que estão no estoque e até mesmo patentes.
A propriedade intelectual e descobertas tecnológicas que uma empresa tem, também fazem parte do seu patrimônio e devem ser contabilizadas pelo controle patrimonial.
O processo de controle patrimonial na empresa significa identificar e catalogar todos os bens disponíveis e verificar o preço atual de cada um deles, conhecendo o preço de cada um dos bens disponíveis e somando os seus valores, podemos ter uma idéia exata do valor de mercado da empresa.
Vantagens da Implantação do Controle Patrimonial para o Gerenciamento da Empresa.
Conhecer bem o patrimônio o qual está gerenciando traz muitas vantagens para o administrador:
* Quando a empresa faz o controle patrimonial correto dos seus bens, produz estatística e balanços muito mais precisos, com dados mais precisos o profissional de administração de empresas toma decisões mais acertadas.
* No caso de fusão ou venda da empresa, quando o controle patrimonial está correto, evita-se prejuízos por se conhecer exatamente quanto vale a empresa (a empresa é vendida pelo valor que realmente vale).
* No caso de ajuste fiscal e pagamento de impostos, com o controle do patrimônio é possível calcular o preço exatos dos tributos, evitando a sonegação fiscal (sonegação fiscal no Brasil, é crime) e evitando também que a empresa pague impostos a mais.
* Para uma empresa poder tirar um certificado de qualidade (certificado ISO 9000 por exemplo), é obrigatório que o controle patrimonial esteja correto.
* Quando todos os bens da empresa estão catalogados e identificados, evita-se desvio de recursos e roubo de bens.
O ativo fixo perfeitamente controlado com conciliações periódicas entre o levantamento físico e contábil é fator fundamental para a empresa se enquadrar para o "certificado internacional de qualidade total - padrão ISO-9000".
TESTE DE IMPAIRMENT OU TESTE DE RECUPERABILIDADE DE ATIVOS - LEI 11.638/2007 - CPC 01
É objetivo do teste de impairment assegurar que o ativo ou conjunto de ativos de longa duração não estejam registrados contabilmente muito acima de seu valor de mercado ou se sua expectativa está abaixo do previsto.
É possível fazer o teste de impairment pelo valor líquido de venda e/ou pelo valor em uso. Os procedimentos para efetuar o teste são distintos.
Para a realização do teste de impairment pelo valor líquido de venda é necessário a vistoria (inventário) e sua avaliação para obtenção de seu valor líquido (considerando, inclusive seus custos de desmobilização).
Já para a realização do teste de impairment pelo valor em uso não é necessário a vistoria (inventário), pois, é feito sobre o estudo dos resultados de exercícios anteriores e uma projeção futura que serão descontados para se obter o valor presente desta geração de caixa futura (VPL).
Trata-se, portanto, da redução do valor recuperável de ativos conforme emitiu o PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 01 – REDUÇÃO DO VALOR RECUPERÁVEL DE ATIVOS pelo CPC (Comitê de Pronunciamentos Contábeis) que foi validado pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários), SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), pelo Conselho Monetário Nacional e Banco do Brasil e pelo CFC (Conselho Federal de Contabilidade).
Se o valor recuperável for menor que o contábil é calculado, então, o fair value do mesmo. A perda efetiva por impairment é a diferença entre o valor contábil e o fair value do ativo quando o fair value tiver valor inferior ao valor contábil. Sendo deflagrado que uma perda contábil ocorreu, deverá ser utilizado demonstrações contábeis notificando uma perda por IMPAIRMENT.
O Teste de Impairment deve ser realizado, no mínimo, uma vez ao ano.